Com menos brasileiros, NBA tenta pico no país

Mídia, lojas, eventos, patrocinadores. A temporada da NBA começou na última terça-feira (17) com o mercado brasileiro aquecido para a liga americana de basquete. O crescimento no país, no entanto, terá que superar a diminuição de atletas na disputa americana, jogadores costumam atrair os olhares dos torcedores nacionais.

O número de brasileiros na NBA caiu de nove para cinco na atual temporada. Nomes conhecidos da modalidade, como Marcelinho Huertas, Anderson Varejão e Tiago Splitter deixaram a elite do basquete. Curiosamente, neste ano a liga americana bateu recorde de jogadores estrangeiros: são 108 atletas, que representam 42 países.

Ainda assim, a perspectiva é de crescimento no país, especialmente com mais um ano de transmissão do Sportv e da ESPN. A emissora do Grupo Disney teve aumento de 36% na audiência na última temporada, graças a um contrato que envolve um maior número de jogos, além do apelo crescente da liga no Brasil.

“Durante a transmissão exclusiva das finais em 2017, alcançamos a liderança entre os canais de esporte na média de todas as partidas que deram o título ao Golden State Warriors”, celebrou o diretor geral da ESPN Brasil, German Hartenstein.

A emissora divulgou quem é o público da NBA no Brasil: homens da faixa etária de 25-34 anos, das classes AB, são o principal foco. Já a audiência feminina cresceu 12% no último ano.

ESPN e Sportv, no entanto, não deverão ser a única plataforma para os brasileiros acompanharem os jogos. Uma das novidades desta temporada é a presença da Vivo, que fechou patrocínio à liga no Brasil e dará descontos de 50% no League Pass, a plataforma de streaming do torneio. Para clientes, o plano de acesso aos jogos chega a ficar por apenas R$ 3,99.

Toda a distribuição dos jogos faz parte do plano da NBA em fazer do Brasil um mercado ainda mais relevante. Para o torcedor, um dos fatores visíveis é a presença cada vez maior da loja oficial da liga. Neste mês, foram inauguradas unidades físicas em Mogi Mirim e em Campinas. No meio online, o espaço virtual ganhou reforma na parceria com a Netshoes.

Ao longo do ano, a NBA fez diversas ações, de espaço no Rock in Rio à evento para as finais da última temporada, em São Paulo. Para 2017/2018, a expectativa é de consolidação dos investimentos realizados.

 

Sair da versão mobile