Com menos jogos, Paulistão triunfa em público

O Corinthians se consagrou campeão paulista no último domingo em uma partida simbólica para o torneio. A reedição da final de 1977, que tirou o time da fila de títulos, contou com recorde de público na arena em Itaquera.  E a grande festa nas arquibancadas de Itaquera não chegou a ser uma exceção na atual edição do Estadual.

O Campeonato Paulista de 2017 foi encerrado com uma média de público de 9.768 pagantes. Se o dado ainda indica o torneio longe dos grandes campeonatos do mundo, ele é, ainda assim, o melhor já apresentado pela disputa neste século, período em que os Estaduais foram questionados por diversos clubes pelo Brasil.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem demonstrado maior preocupação em tornar o Paulistão mais atraente. Em 2015, quando Marco Polo Del Nero assumiu a CBF, Reinaldo Carneiro Bastos tomou a presidência da entidade estadual com a promessa de transformar o Paulistão. E a principal aposta foi a mudança de regulamento, que passou a valer neste ano.

O Paulistão passou de 158 jogos em 2016 para 121 em 2017, com o mesmo número de clássicos e com mais partidas eliminatórias. O acréscimo da média de público chegou a 2,5 mil pessoas por partida; e 2016, a média foi de 7.267 pagantes.

Nas últimas temporadas, o torneio ganhou hino, protocolos e uma maior impressão de organização. Acumulou, no período, novos patrocinadores. Hoje, Penalty, Kappa, Marabraz, Canon e Amanco são parceiros da Federação Paulista. Mas a entidade não é a única responsável pelo novo momento do torneio.

Com novas arenas, Corinthians e Palmeiras se acostumaram com médias altas, independente do torneio. Já o São Paulo, após chegar a jogar para 3 mil pessoas no Paulistão de 2016, no Pacaembu, se preparou para manter subir esses índices. O clube usou o apelo de Rogério Ceni e de Lucas Pratto, além de manter uma política de ingresso acessível. Conseguiu 33,2 mil pessoas por jogo, a maior média do torneio deste ano.

Por outro lado, os bons resultados não foram refletidos na audiência do torneio, que se manteve próxima do que foi apresentado em 2016. Na temporada passada, foram 23,3 pontos de média no Ibope. Considerando uma audiência de 30 pontos para a final de domingo, a edição de 2017 ficará com média de 23 pontos. A comparação, no entanto, é mais complicada: a Band deixou de transmitir a disputa neste ano.

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