Fundado em abril de 2000 no Rio de Janeiro, o Brazilian Top Team foi uma das principais fontes de atletas de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) do país, como Vitor Belfort, Rodrigo Minotauro e Murilo Bustamante. Mas o tempo passou, e justamente quando o Ultimate Fighting Championship (UFC) apareceu como um dos fenômenos mais recentes do esporte no mundo, a equipe perdeu relev”ncia no país.
Para tentar reverter esse quadro e voltar a revelar lutadores, em dezembro passado, a academia contratou a Garra Sports Marketing, agência de marketing esportivo pertencente ao grupo Gaia, para que sua imagem fosse melhor trabalhada. Os executivo da empresa, agora, trabalham para conseguir patrocinadores que apoiem a equipe por toda a temporada, além de captar aportes pontuais para alguns nomes.
Atualmente, os principais componentes do Brazilian Top Team são Toquinho Palhares, peso médio; Miltinho Vieira, leve-pena; Paulão Filho, médio/meio-pesado; e David Bielkheden, meio-médio. Alguns deles disputaram as edições mais recentes do UFC, e essas ocasiões foram aproveitadas para convencer empresas como Bony Açaí e Pretorian a fazer patrocínios.
“A intenção é que os atletas continuem recebendo esses patrocínios pontuais, mas que a equipe tenha os dela para fomentar a aparição de novos lutadores. Estamos montando um plano de negócios no qual o foco é a equipe, e isso reflete nos rendimentos dos atletas”, explica Alexandre Franklin, gerente de marketing esportivo da Garra e ex-gerente de marketing do Flamengo, no qual trabalhou com basquete.
Apesar de o Brazilian Top Team já existir há mais de dez anos, o executivo conta que o trabalho está sendo feito praticamente a partir do zero. As primeiras atitudes foram reformular a marca da equipe, montar uma nova página na internet e traçar os primeiros par”metros de um plano de comunicação. Bons resultados, principalmente de Toquinho, também são esperados para facilitar esse ressurgimento.