O Paris Saint-Germain deve anunciar hoje o depósito de 222 milhões de euros na conta do Barcelona (R$ 820 milhões), para arcar com a multa rescisória de Neymar. O valor mais caro já pago por um atleta no mundo tem como objetivo, muito mais do que o sonho da conquista da Europa, a consolidação do PSG como potência global.
A contratação de Neymar é a tacada mais forte do time francês para ganhar o respeito do futebol mundial desde que, em 2011, o clube foi comprado por um grupo de investimento do Qatar, o Qatar Sports Investments. A entidade que faz parte do órgão estatal Qatar Investment Authority, visa espalhar investimentos do país em diversos segmentos da economia pelo mundo.
Com Neymar, mais do que o ganho técnico dentro de campo, o PSG consegue uma projeção internacional que lhe confere maior poder de aumento de ganhos e, principalmente, de reforço de imagem do Qatar para o exterior.
Carismático, Neymar tem sido um embaixador do Barcelona em diversos eventos mundiais. No fim de semana em que o tema foi a eminente transferência dele para a França, Neymar esteve em evento na China representando o time espanhol. Em meio a fotos com crianças, o astro também usou o tempo livre para jantar com o ator internacional Jackie Chan.
A constante aparição de Neymar com celebridades é um dos maiores ganhos extracampo do PSG. Semana passada, nos Estados Unidos, o jogador postou fotos com Tiger Woods (golfe) e Draymond Green (basquete), ambos com a camisa do Barcelona. Agora, a camisa do time francês deverá ganhar espaço e, consequentemente, auxiliar no projeto de expansão da marca.
A contratação também deverá fazer com que o PSG amplie a presença comercial no Brasil. Com relação histórica no país (teve como jogadores Ricardo Gomes, Raí e Leonardo nos anos 90, Ronaldinho Gaúcho e, recentemente, Lucas e Thiago Silva), o clube francês ganha agora ainda mais penetração tendo Neymar e, também, Daniel Alves, titular da seleção brasileira.
Nos últimos anos, o PSG intensificou a presença no Brasil com versão em português do site do clube e abertura de escola de futebol para crianças. Em julho, já havia apresentado a nova camisa, amarela, fazendo relação direta com o país, que é, depois da França, quem mais seguidores do clube tem em redes sociais.