Quando o Fluminense entrar em campo na noite desta quinta-feira na Venezuela, para enfrentar o Zamora em jogo válido pela Copa Santander Libertadores, torcedores poderão acompanhar a partida em tempo real na sede do clube carioca. A despeito de a Fox Sports, detentora dos direitos de transmissão do torneio, ter acertado a entrada na grade da Net, o evento foi montado por conta desse “atraso”.
Até a última semana, a empresa do bilionário Rupert Murdoch ainda não havia entrado em consenso com a Net, maior operadora de TV a cabo do Brasil em termos de número de assinantes. Esse impasse dificultava que a torcida pudesse acompanhar os jogos do Fluminense na televisão, pois a rede aberta, representada pela Rede Globo, se habitou a optar por jogos de Corinthians e Flamengo.
“O que estava acontecendo é que o torcedor não tinha acesso ao jogo na Net, então era a forma de prestar serviço aos fãs. Agora, com a Net sendo liberada, o cenário mudou, mas esse evento pode ser o embrião de muitos outros com a torcida, como o Flu Fest, que eu sempre quis fazer, e agora teremos mais condição de executá-los”, explica Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Fluminense.
A exibição do jogo contra o Zamora será realizada em parceria com a Oi TV, quem sugeriu a ideia. A operadora, uma das primeiras a acertar com a Fox Sports, já havia convencido o Internacional em Porto Alegre a organizar evento similar. O jogo do time colorado contra o Santos foi transmitido em telão montado no ginásio Gigantinho para algumas centenas de torcedores.
No caso do Fluminense, os sócios terão de pagar R$ 20 para ter acesso ao confronto na sede, enquanto não-sócios terão de desembolsar R$ 40. Dentro das dependências do clube das Laranjeiras no Rio de Janeiro, espera-se a presença de aproximadamente 800 torcedores. Haverá, graças a parceria com a Ambev, que é patrocinadora do clube, distribuição de cervejas, algo proibido no estádio.