O evento Rei e Rainha do Mar irá conhecer novos ares nesse fim de semana. O festival de esporte de praia sairá do Rio de Janeiro pela primeira vez desde que foi criado, em 2008. Agora, quem irá recebê-lo serão as areias de Florianópolis.
A expansão do evento acontece graças ao apoio da Petrobras, que fechou um acordo para as novas datas. “Eles tinham patrocínio há dois anos. Resolvemos conversar sobre a ampliação, e a ideia casou com um produto deles, o Premmia”, contou Pedro Rego Monteiro, fundador da agência que gere o Rei e Rainha da Praia, a Effect Sport.
O novo patrocínio abraçou mais três eventos. Além de Florianópolis, nesse fim de semana, Fortaleza, Salvador e alguma cidade de São Paulo receberão o festival. Com uma diferença: a Petrobras entra via Lei de Incentivo, o que torna a inscrição dos atletas mais barata. No Rio de Janeiro, a Light mantém o patrocínio máster.
Sem o mesmo valor de inscrição, os eventos serão, nesse primeiro momento, menores. “Mas será proporcionado a mesma experiência, com a mesma estrutura que é feita no Rio de Janeiro”, explicou Monteiro.
Na prática, o número de participantes foi limitado à metade do que é realizado no Rio de Janeiro. O problema do evento é a logística pouco simples, já que as provas acontecem na praia e em alto mar, com variações meteorológicas imprevisíveis. No total, 500 pessoas trabalham nos eventos.
Agora, o desafio será estabelecer o festival em outras localidades. Para isso, conta com crescimento semelhante ao ocorrido no Rio de Janeiro: o evento passou de 500 participantes em 2008 para 11 mil em 2014.