Com premiação, Caixa aumenta patrocínio ao Flamengo

O Flamengo conseguiu algo que os times patrocinados pela Caixa almejavam para este ano: um aumento no valor do aporte. O clube e a empresa estatal renovaram o contrato por mais uma temporada, e o valor, já divulgado no Diário Oficial da União, é de “até R$ 30 milhões”.

Todos os contratos anteriores entre Flamengo e Caixa foram fechados a R$ 25 milhões. No atual, o valor poderá chegar a R$ 30 milhões graças aos pagamentos extras de premiação por desempenho esportivo. Por outro lado, o clube carioca permanece com os R$ 25 milhões fixos no novo contrato.

O modo como a Caixa fixa o valor dos patrocínios, sem considerar nem mesmo a inflação, tem irritado alguns clubes. Segundo publicou a “Folha de S.Paulo” neste mês, os dirigentes dos times patrocinados pela companhia estavam insatisfeitos com a manutenção dos valores. Sem outras propostas, no entanto, nenhum deles peitou diretamente a estatal.

Em 2016, uma mudança em um dos contratos já havia incomodado alguns dos parceiros da Caixa. Na época, os clubes patrocinados também buscavam valorização no acordo, o que foi negado pela empresa. Mas houve uma exceção: a companhia abriu mão de uma das propriedades do uniforme do Corinthians, nas costas, e manteve o valor pago de R$ 30 milhões; o time paulista é quem mais recebe da companhia.

Apesar de a renovação do patrocínio entre Flamengo e Caixa já estar exposta no Diário Oficial da União, o clube ainda não dá como certo o novo contrato. Isso porque, pelas regras internas do time, o acordo precisa passar pelo crivo do Conselho Deliberativo.

Ainda assim, o Flamengo já fez um agrado oficial à parceira. Em vídeo divulgado no site do clube, o presidente flamenguista Eduardo Bandeira de Mello entregou um título de sócio honorário ao presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

“Não poderíamos nunca fazer uma entrega de títulos honorários sem homenagear a Caixa, que é nossa parceira desde 2013 e eu mesmo já sou cliente muito antes disso. Finalmente o banco passou a ser presidido por um grande rubro-negro”, brincou Bandeira de Mello.

Neste ano, a Caixa terá o patrocínio de 17 clubes dos 20 que participam da Séria A do Campeonato Brasileiro. Apenas Palmeiras, Grêmio e São Paulo são as exceções na elite do futebol nacional. 

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