Com renovações, Botafogo celebra estratégia de 2011

Herrera foi o escolhido do Botafogo para entregar propostas

Herrera foi o escolhido do Botafogo para entregar propostas

Neste ano, o Botafogo já fechou contrato com dois patrocinadores que foram parceiros do clube em 2011. Guaraviton e Havoline acertaram a renovação com os botafoguenses recentemente, mas a diretoria de marketing do time credita o sucesso das negociações a um processo iniciado meses antes.

Em setembro de 2011, os diretores do Botafogo iniciaram a formulação de uma apresentação que exibisse os ganhos dos então parceiros do time e um plano de patrocínio para 2012. “Fizemos uma pesquisa com dados do Informídia, com informações do mercado e com dados de como cada marca poderia ter o melhor retorno”, resumiu o diretor de marketing do clube, Marcelo Guimarães.

No mês seguinte, a diretoria botafoguense reuniu todos os seus parceiros comerciais no principal camarote do estádio Engenhão e fez as suas considerações. Após a apresentação do clube, o atacante Herrera entrou no local para entregar um envelope com o projeto de marketing para 2012. Cada representante das empresas recebeu a entrega em mãos pelo atleta.

Para os dirigentes do clube, essa foi uma maneira encontrada de se aproximar de seus parceiros, criando uma experiência nas negociações. Além de dar às conversas um tom de evento, a diretoria do Botafogo celebrou a maneira adiantada em que isso pôde ser realizado. A ideia era que uma renovação com o time já estivesse prevista nos planejamentos financeiros das empresas.

Além das duas empresas que já acertaram com o clube, a construtora João Fortes ainda negocia pela parte de trás da camisa do time. Ainda que a negociação não se concretize, Guimarães já tem o que comemorar: “O contrato com a Guaraviton foi o maior negócio da história do Botafogo”. 

Sair da versão mobile