Os Jogos de Inverno de Sochi fizeram com que a Coca-Cola crescesse dois dígitos na Rússia no ano passado. A companhia tem usado a Olimpíada faz cinco anos para construir a marca no país, e durante este tempo conseguiu aumentar o volume de refrigerantes vendidos, a preferência pela marca e, mais importante, a preferência pela marca entre os adolescentes russos, um público estratégico.
“As Olimpíadas definitivamente têm sido um grande sucesso na Rússia”, disse Emmanuel Seuge, vice-presidente da Coca-Cola, ao jornal Sports Business.
Outro ponto ressaltado pelos executivos da empresa é que, embora a marca já fosse líder do mercado russo havia bastante tempo, ela estava perdendo espaço para a Pepsi no sul da Rússia. “Sochi nos permitiu pegar a liderança por causa do trabalho de cinco anos que realizamos”, afirmou Scott McCune, vice-presidente global de parcerias e marketing.
A marca construiu um pavilhão no Parque Olímpico de Sochi voltado para saúde e bem estar. Mais de 2,5 mil espectadores visitam o local por dia. Há também duas abóbadas que podem ser na saída de uma estação de trem. Uma divulga o papel da Coca com a Tocha Oímpica e fala sobre a história da empresa na Rússia. A outra é interativa e encoraja os visitantes a terem uma vida saudável.
A Coca-Cola põe mais ênfase nos Jogos Olímpicos de Verão do que nos de Inverno. O torneio só é ativado em 15 mercados em todo o mundo, e o foco, em Sochi, é aumentar o negócio na Rússia.