Fotos vazadas na internet, um vídeo oficial e muita especulação por parte da mídia especializada. Essa tem sido a receita mais seguida pelos clubes brasileiros para potencializar as vendas de novos uniforme. Não por acaso, o Fluminense seguiu à risca a estratégia para sua nova camisa 3, que será revelada na próxima sexta-feira.
Na comunicação oficial, o clube e a Adidas, fornecedora de material esportivo da equipe, fizeram um vídeo com o atacante Kenedy, que ameaça abrir o casaco para mostrar o novo uniforme. Para manter o mistério, o jogador fica apenas na ameaça.
No dia seguinte, na quarta-feira, o mistério acabou (ou aumentou) com o vazamento de uma foto na internet com o modelo que será apresentado na sexta-feira. A camisa exibida é inteira verde.
O caminho é repetido por outros clubes pelo Brasil. O São Paulo, por exemplo, tem explorado a mudança de fornecedor de material. Com a Under Armour, o clube divulgou um vídeo em que jogadores experimentam o novo modelo, que no vídeo aparece embaçado. Na última semana, a Netshoes divulgou que a pré-venda do modelo superou em 11 vezes a pré-venda do uniforme da última temporada.
Já o Palmeiras ficou com o outro lado. O clube deverá lançar um uniforme 3, mas ainda não fez nenhum vídeo provocador sobre isso, ainda. No entanto, os torcedores já podem ter uma ideia do que será usado: uma foto vazada mostra o meia Zé Roberto vestindo um uniforme cinza.
Nesta semana, o Internacional se apressou entre os grandes clubes do Brasil e apresentou o uniforme que será usado durante o Campeonato Brasileiro. E, para variar, a receita foi seguida. O clube lançou fotos com amostras do uniforme, que acabou vazando antes, na internet. Depois, fez evento com os jogadores Vitinho e Nilmar, que serviram de modelos para o clube gaúcho. A camisa foi, então, finalmente apresentada.