Comercial da Adidas para Copa do Mundo escancara foco da marca em Messi

Em meio à final da Liga dos Campeões da Europa, a Adidas divulgou o comercial que produziu para a Copa do Mundo. Embora seja patrocinadora da maior parte dos melhores jogadores de futebol do mundo, conforme mostrou levantamento da Máquina do Esporte, com 11 dos 20 indicados à Bola de Ouro da Fifa que jogarão a competição no mês que vem, a marca alemã tem um protagonista: Lionel Messi. É o argentino quem aparece do começo ao fim, na propaganda, sonhando com o que pode acontecer durante o Mundial que será realizado no Brasil de junho a julho deste ano.

Outros atletas que fazem parte do time de patrocinados pela empresa estão no vídeo. Daniel Alves, Luis Suaréz, Schweinsteiger, Xavi e Özil aparecem nos sonhos de Messi, sempre intercalados com imagens do argentino tendo pesadelos, chegando ao estádio, driblando adversários etc. Ficou nítido de quem a Adidas espera bom futebol.

O foco em Messi é um pouco diferente do que fez a Nike. Os conceitos das duas concorrentes – “Tudo ou Nada” e “Arrisque Tudo” – não são muito diferentes um do outro. A estética dos comerciais, com sequências de jogadas aceleradas e um amontoado de craques em jogadas sensacionais, também é bastante similar. Mas a marca americana elegeu três nomes para a linha de frente: Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Quanto a Adidas gastou na campanha para a Copa do Mundo ainda não foi revelado, mas a empresa afirmou que é o maior investimento da história dela neste aspecto. Pode-se concluir que o valor é pelo menos superior aos US$ 85 milhões que o grupo disse ter gastado no ciclo da África do Sul, segundo o jornal The Guardian.

Para não dizer que não houve inovação nenhuma na nova propaganda da Adidas, há a participação do rapper Kanye West na trilha sonora, contratado pelos alemães, e a produção do cinegrafista brasileiro Fernando Meirelles. A marca também deixou as opções “tudo” ou “nada” para que os espectadores do YouTube pudessem escolher, mas o resultado dessas escolhas deixa a desejar. Quem clica em “tudo” pode seguir os perfis da empresa alemã no Twitter e se inscrever para receber propagandas também por e-mail. Se você não for muito fã de e-mail marketing, opte pelo “nada”.

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