Enquanto você estiver assistindo ao Super Bowl LII no próximo domingo, cada comercial de 30 segundos que passar no meio do jogo entre New England Patriots e Philadelphia Eagles estará rendendo 6 milhões de dólares à NFL. O valor é 20% maior que no ano passado. A informação é da agência de notícias EFE.
O número astronômico pode ser explicado por um relatório feito pela Nielsen, empresa que mede os números de telespectadores nos EUA. De acordo com o estudo, a última edição do Super Bowl, o LI, vencido pelo New England Patriots diante do Atlanta Falcons numa virada histórica, foi assistida por 111,3 milhões de pessoas, tornando-se a quinta maior audiência da história da televisão norte-americana.
Para se ter uma ideia do poder desse número, a segunda transmissão que mais bombou em audiência em 2017 nos EUA foi a cerimônia do Oscar, com “apenas” 33 milhões de telespectadores. Quase três vezes e meia a menos.
“Se você quiser chegar a muitas pessoas, a única maneira de fazer isso é por meio do Super Bowl, porque o jogo tem a combinação de um grande público com um grupo de pessoas que querem ver a publicidade. É por isso que é tão caro colocar um comercial no maior evento esportivo do ano nos Estados Unidos”, revelou o estudo.
Segundo o relatório, o valor do comercial de 30 segundos aumentou também por outro motivo. Nos últimos 12 meses, milhares de norte-americanos deixaram de assinar TV a cabo, o que fragmentou a audiência. Consequentemente, o número de pessoas atingidas pela publicidade ao longo da atual temporada diminuiu.
Os patrocinadores, no entanto, acreditam que o Super Bowl pode compensar tudo, ainda mais com o show do intervalo sendo de Justin Timberlake, ídolo de milhões de jovens norte-americanos. Assim, como a audiência deve superar em larga escala a média da temporada, a NFL subiu o preço. E os interessados estão dispostos a pagar.