Como a Pulse, fornecedora da Ponte Preta, quer se firmar no mercado esportivo

A Pulse é uma das marcas de material esportivo mais jovens do mercado brasileiro. Fornecedora da Ponte Preta desde maio de 2012, a empresa foi constituída pela Meltex no mesmo mês. Com menos de dois anos de idade, portanto, já experienciou um rebaixamento no Campeonato Brasileiro e uma final de Copa Total Sul-Americana, situações de diferentes extremos vivenciadas pela equipe do interior de São Paulo em 2013, e teve de aprender a encarar a paixão do torcedor de futebol – que pode ser tanto muito boa quanto muito ruim.

“A paixão do consumidor é uma coisa que vai além do produto. É um manto sagrado. Foi nesta experiência que sentimos quanto precisamos estar atentos a detalhes. O consumidor vê tudo, da costura até a etiqueta da camisa”, conta Gaston Krause, diretor da empresa, à Máquina do Esporte. Para um grupo que trabalha há mais de dez anos com licenciamentos para marcas infanto-juvenis (Disney, Hello Kitty, Red Nose, Barbie), a Ponte foi a primeira mostrar como funciona o futebol para quem está dentro dele.

A ambição é tornar a Pulse em uma marca de atuação nacional por meio de uma política de preços agressiva. Em vez de concorrer com Nike e Adidas na faixa de preços mais alta, aposta em produtos mais baratos, de qualidade superior aos encontrados no mercado atualmente, para se dar bem. Patrocinar um grande clube de futebol é um sonho ainda distante, entretanto. Primeiro, a fabricante quer aumentar a lista de times patrocinados e aprimorar a própria estrutura. “Eu costumo dizer aqui: não vai haver amanhã se não fizermos bem hoje. Ainda estamos nos preparando para atender a times de qualquer tamanho. A marca precisa de tempo para ser autossustentável”, diz Krause.

Por parte dos clubes que fornece materiais, além da Ponte há os times de futebol do São Bernardo e do Vila Nova, a seleção brasileira de futsal e o Funvic/Taubaté, time de vôlei que joga a Superliga masculina, além da arbitragem da Liga Futsal. No atendimento a essas equipes, a fornecedora confia em dois aspectos para mantê-los satisfeitos: qualidade do produto, com designs personalizados para cada um dos times, e agilidade de desenvolvimento e fabricação. Quanto à estrutura, a Pulse tem dez pessoas trabalhando em uma área de marketing e produtos específica para a marca. Krause não abre valores: nem quanto a Meltex gastou para estruturar a empresa, nem quanto fatura, nem quanto quer faturar.

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