Companhias aéreas se consolidam no esporte e dividem segmento

Avião da TAM envelopado com motivos dos Jogos do Rio

A renovação entre Gol e Confederação Brasileira de Voleibol, divulgada nesta semana, esteve longe de ser um passo isolado dentro do esporte. Nos últimos anos, as companhias aéreas que atuam no Brasil têm se consolidado no segmento e têm dividido as diversas modalidades, com objetivos distintos.

Somente neste ano, duas companhias internacionais com operação no país anunciaram investimento no esporte. A Emirates, que mantém poucos voos no país, apostou no tênis com o Rio Open e o Brasil Open. Já a colombiana Avianca, que tem crescido no Brasil, abraçou o basquete, com o NBB.

“Nós precisávamos fazer uma estrutura mais volumosa no esporte. O basquete precisa de mais espaço entre as poltronas. Fomos nos encontrando com interesses em comum. Uma aderência de valores muito parecida. Foi muito fácil fazer o acordo com a liga”, explicou à Máquina do Esporte o vice-presidente de marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, após a assinatura com o NBB.

A troca de valores entre marca, com exposição abundante, gera o interesse das companhias que são novas no mercado nacional, e das que já estão no cotidiano do brasileiro. Essa foi a aposta da Avianca e da Gol, que conta com a CBF, além da CBV.

Esse, no entanto, é um caminho diferente do que resolveu trilhar a TAM, antiga parceira da própria CBF. “A TAM aposta no esporte como uma de suas principais plataformas de marketing e relacionamento”, explicou a comunicação da empresa à reportagem.

Após sair da CBF, a companhia investiu em eventos, como os jogos da NBA no Brasil. Mas foi em junho de 2015 que a empresa retornou com força ao esporte, quando anunciou o aporte aos Jogos Olímpicos de 2016: “O patrocínio vem para consolidar essa aproximação com diversas modalidades”.

Outra empresa que valorizou as possibilidades de relacionamento com o esporte foi a Copa Airlines, que fechou com o São Paulo em 2015. Após dar descontos a torcedores e oferecer aeronaves personalizadas, a companhia negocia a renovação com o time paulista. 

Sair da versão mobile