Confederação de Tênis de Mesa segue “tendência” e cria nova marca

Em março, foi a CBAt (atletismo). Depois, em maio, vieram a CBGolfe (golfe) e a CBDN (desportos na neve). Agora, no início de julho, é a vez da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciar uma nova marca e uma nova identidade visual. A iniciativa faz parte de um plano estratégico da entidade para melhorar o posicionamento do esporte no mercado nacional.

O evento de lançamento foi realizado na última terça-feira (2), na Escola de Negócios Trevisan, em São Paulo. Na ocasião, a nova marca foi apresentada para alunos, dirigentes de outras entidades, profissionais do mercado de negócios do esporte, imprensa e membros da comunidade do tênis de mesa.

Com linhas mais modernas, que remetem ao movimento dos jogos da modalidade, a nova marca ainda celebra o ano em que a CBTM completa 40 anos de criação.

Foto: Divulgação / CBTM

“Nesta proposta, utilizamos as cores da Bandeira Nacional, presentes na maioria das outras marcas esportivas. A nova marca faz referência ao desenho da bandeira, de forma estilizada. O traço em amarelo faz referência ao movimento da bola ao tocar na mesa, ação de uma jogada de ataque ou ace, sugerindo que foi ponto. Símbolo também referente a um ‘check’, algo concluído. Os formatos em azul e em verde representam a mesa em perspectiva, para dar a noção de velocidade e força. Também adotamos o nome ‘Tênis de Mesa Brasil’ para uso promocional do tênis de mesa vinculado à entidade”, explicou Karen Saji, responsável pela criação da nova marca.

Segundo a designer, a nova identidade remete a características do tênis de mesa, como dinamismo, modernidade, velocidade e agilidade, além de brasilidade, solidez, positividade e constante movimento.

O evento também serviu para que o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e o CEO da entidade, Geraldo Campestrini, apresentassem o planejamento estratégico da CBTM para o desenvolvimento da modalidade no país.

Segundo eles, o processo começou em 2009, com a criação da “Rota do Alto Nível”, que tinha como objetivo tirar o tênis de mesa brasileiro de uma posição periférica no cenário mundial. O resultado começou a ser sentido nos últimos anos, com a ascensão do carioca Hugo Calderano, que atualmente faz parte do Top 10 do ranking mundial.

Nesta nova fase, o objetivo da entidade é chegar a um nível ainda maior de excelência em gestão e governança, além de massificar o tênis de mesa com a intenção de manter o crescimento da modalidade no cenário internacional.

“Além de buscarmos evoluir ainda mais na área de governança, queremos estruturar o tênis de mesa de forma a criar um mercado consumidor para marcas e produtos. Pretendemos investir cada vez mais no tênis de mesa como forma de lazer, fazendo com que as pessoas se apaixonem pelo esporte e possam também procurar a modalidade em alto nível”, resumiu Geraldo Campestrini.

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