A Conmebol anunciou a data da primeira final única da história da Copa Libertadores da América. O dia escolhido foi um sábado, 23 de novembro de 2019. A decisão foi tomada em uma reunião do conselho da entidade em Moscou, local que recebe a abertura da Copa do Mundo da Rússia na próxima quinta-feira (14).
A próxima escolha a ser feita será a sede do jogo histórico. Desde fevereiro deste ano, quando a final única foi anunciada para 2019, a capital do Peru, Lima, ganhou status de favorita. Agora, no entanto, a capital do Chile, Santiago, começa a ganhar força. O anúncio deverá ser feito apenas em dezembro, durante o sorteio dos grupos da Libertadores 2019.
A escolha da Conmebol de colocar a final em um sábado após se decidir pela final única é um segundo passo na direção de seguir o sucesso alcançado pela Liga dos Campeões dentro e fora de campo. A expectativa é que novas ideias baseadas na competição europeia continuem a surgir até o início do ano que vem.
No final do mês passado, durante a semana que antecedeu a final da temporada 2017/2018 da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Liverpool, a Máquina do Esporte, direto de Kiev, deu detalhes de como a Uefa é capaz de promover o jogo e informou como a capital ucraniana, que recebeu a partida, foi modificada pela entidade e pela presença maciça dos patrocinadores por conta da final.
À ocasião, a Máquina do Esporte deixou claro como a Conmebol precisa manter os olhos atentos no que é feito pela principal competição de clubes do mundo, já que tem um produto muito importante nas mãos e que precisa e merece ser melhor abordado e utilizado. Os primeiros passos finalmente estão sendo dados nesse sentido.