Após reunião com as dez associações que formam a entidade, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou nesta sexta-feira que passa a considerar o empresário J. Hawilla e a agência Traffic como personas non gratas. A instituição também decidiu romper unilateralmente o contrato com a empresa brasileira, que era detentora do direito de comercialização da Copa América até 2015 e já decidiu interpelar judicialmente o antigo parceiro.
O contrato em questão foi assinado em 2001 e passava os direitos comerciais da Copa América até a edição de 2015, que será realizada no Brasil, para a Traffic. A agência brasileira tinha preferência na renovação por mais três competições, até 2023.
Em comunicado, além de colocar Hawilla como persona non grata, a Conmebol anunciou que a entidade irá comercializar diretamente as edições da Copa América até 2023, além dos Sul-Americanos sub-17 e sub-20.
Para fazer essa comercialização direta, a Conmebol designou com exclusividade a agência uruguaia Full Play para representar a entidade.
Com essa posição, a Traffic declarou que entrará com um processo legal nos tribunais da Flórida, Estados Unidos, contra a Conmebol, as dez associações que a compõem, o presidente da entidade, Nicolás Leoz, e a agência Full Play.
A agência brasileira chamou a medida da Conmebol de “flagrante violação” de contrato e alegou que a venda dos direitos comerciais é exclusividade da Traffic.
A negociação entre Conmebol e Full Play, confirmada nesta sexta-feira, vem sendo veiculada desde fevereiro deste ano. A Traffic detém os direitos comerciais da Copa América desde a edição de 1987.
Traffic e Full Play, aliás, já realizaram trabalhos em conjunto na Copa Sul-Americana e nas duas últimas edições da Copa do Mundo.
A Copa América deste ano foi comercializada para 54 países. Além disso, a Traffic teve um incremento de cerca de 40% em comparação com a edição anterior do evento. “É uma questão de PIB [Produto Interno Bruto]. O PIB dos países da América do Sul está crescendo, e o desenvolvimento da economia puxa a Copa América. É um crescimento natural”, disse Hawilla na época.
Leia a íntegra da nota emitida pela Conmebol (em espanhol):
“En la reunión de este jueves 24 de noviembre de 2011 en Luque, Gran Asunción, Paraguay, el Comité Ejecutivo y los Presidentes de las Asociaciones Nacionales de la Conmebol ratificaron la resolución adoptada el 28 de abril de 2010, en virtud de la cual se decidió comercializar de manera directa los derechos de las tres (3) ediciones de la Copa América y los derechos correspondientes a los Campeonatos Sudamericanos Sub-17 y Sub-20, a llevarse a cabo hasta el año 2023 inclusive, y nombrar a un Agente exclusivo para llevar adelante esa comercialización.
En este sentido, fue designada y apoderada la firma FULL PLAY GROUP S.A. como el Agente comercial exclusivo para la negociación y comercialización por cuenta y orden de la CONMEBOL, para todo el mundo, de la totalidad de los derechos mencionados, suscribiéndose el contrato respectivo con fecha 8 de junio de 2010.
A tal efecto, se ratifica la expresa validez, legitimidad y vigencia de todas las negociaciones y/o contratos que fueran suscritos por los legales representantes de FULL PLAY GROUP S.A., reservándose esta Confederación el derecho de reclamar daños y perjuicios que cualquier tercero le ocasione al pretender desconocer las decisiones y circunstancias antes referidas.
Adicionalmente, el Comité Ejecutivo de la CONMEBOL y las diez Asociaciones Nacionales declararon persona no grata al Sr. Jose Hawilla y a la empresa Traffic de Brasil, que en adelante no tendrán vinculación con la Confederación Sudamericana de Fútbol ni con ninguna asociación integrante de la misma”.
Leia a íntegra da nota emitida pela Traffic:
“A Traffic Sports International, Inc. e a Traffic Sports EUA, Inc. (coletivamente, “Traffic”) deram entrada a um processo legal nos tribunais de justiça do estado da Flórida, EUA, contra a Confederación Sudamericana de Futbol (“CONMEBOL”), as dez associações membros da CONMEBOL, a Dr. Nicolás Leoz Almirón (Presidente da CONMEBOL), as empresas Full Play Group S.A. e Full Play International TV S.A. (coletivamente, “Full Play”).
A Traffic está procurando a corte da Flórida para fazer valer o contrato de 12 de janeiro de 2001 entre a Traffic e a CONMEBOL, pelo qual a Traffic detém os direitos comerciais exclusivos das 42ª, 43ª e 44ª edições da Copa América, com uma opção de renovação para as 45ª, 46ª e 47ª edições do torneio. A 43ª edição da Copa América foi realizada na Argentina, em julho de 2011. A próxima edição da Copa América será realizada no Brasil em 2015.
Em flagrante violação do contrato de 2001, a CONMEBOL e as suas associações membros aparentemente permitiram que a Full Play vendesse os direitos comerciais da Copa América 2015, inclusive contatando empresas de TV e rádio parceiras e patrocinadores. Esses direitos comerciais pertencem exclusivamente à Traffic.
A Traffic solicitou uma medida cautelar para exigir que a CONMEBOL e suas associações membros honrem o contrato de 2001 e impeçam que a Full Play interfira em seus direitos contratuais exclusivos”.