O Flamengo anunciou nesta terça-feira o encerramento das atividades de suas equipes de ginástica artística e judô. O time rubro-negro manterá escolinhas das duas modalidades, mas deixará de investir nos elencos profissionais.
A decisão foi tomada para amenizar um déficit mensal na operação do clube. Segundo a diretoria rubro-negra, as duas equipes profissionais tinham um custo somado de R$ 2 milhões.
Segundo estimativa da cúpula do clube, o prejuízo mensal estava na casa de R$ 14,5 milhões até o início do ano. Esse montante já havia sido reduzido à metade quando o Flamengo decidiu fechar a equipe profissional de natação.
O fim da ginástica desalojou oito atletas, incluindo nomes como Jade Barbosa e os irmãos Diego e Daniele Hypólito. O corte no judô atingiu 19 lutadores.
O Flamengo chegou a recorrer ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para tentar evitar os cortes. Contudo, como não conseguiu apoio financeiro, o time rubro-negro decidiu fechar as equipes.
Segundo a diretoria rubro-negra, essa decisão vale apenas para a temporada 2013. Depois de uma reestruturação financeira, é possível que os times sejam retomados no próximo ano.