O Ministério do Esporte assinou um termo de apoio institucional com a Coca-Cola que visa estimular a prática esportiva no Brasil aproveitando o fato de o país ser deda dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A cerimônia contou com a presença do ministro George Hilton e do vice-presidente da Coca-Cola para os Jogos, Flavio Camelier.
“Tenho procurado conscientizar que nós temos responsabilidade de não apenas fazer a melhor Olimpíada de todos os tempos. Mas também deixar um legado para os jovens de todo o país”, afirmou George Hilton, referindo-se ao conceito de “vida ativa” promovido pela marca de refrigerante, que visa incentivar os jovens a praticar esporte.
Segundo pesquisa do Ministério do Esporte, divulgada em junho, 45,9% da população brasileira se define como sedentária.
Durante o evento foram anunciados o nome de 12 atletas dos programas Bolsa Atleta e Segundo Tempo que foram escolhidos para carregar a tocha olímpica durante o revezamento do símbolo dos Jogos do Rio-2016.
A jornada da tocha olímpica terá início em Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril de 2016. Depois disso, fará um rápido trajeto pelo país europeu e desembarcará no Brasil em 27 de abril. No dia 3 de maio, haverá o início do revezamento, partindo de Brasília (DF).
A tocha olímpica irá percorrer mais de 300 cidades de todos os Estados do país, além do Distrito Federal. Também passará por mais 200 municípios, que assistirão ao comboio com o símbolo da Olimpíada. No total, cerca de 12 mil pessoas irão participar do revezamento. A lista completa do trajeto será divulgada no início do ano que vem.