O Brasileirão da Série A voltará a ter um jogo sem transmissão nesta quarta-feira (21). O duelo Athletico-PR x São Paulo, adiado da 13ª rodada, não poderá ser transmitido pela Globo e, assim, não passará em nenhum local.
O motivo para o “blackout” é exatamente o contrato da emissora para a transmissão do Brasileirão. Nele, há um limite de exibir três jogos ao vivo na TV aberta por rodada. Por isso, nem mesmo o apelo de torcedores nas redes sociais foi levado em conta. Na rodada em que o duelo entre paranaenses e paulistas foi adiado, a Globo exibiu, simultaneamente, Vasco x CSA, Atlético-MG x Cruzeiro e Corinthians x Palmeiras. A emissora até testou o horário das 19h de domingo para esses jogos por conta do impedimento legal do time corintiano de entrar em campo às 16h.
Só que, agora, isso impediu que a emissora voltasse a exibir um jogo ao vivo válido pela 13ª rodada. Como o Athletico-PR tem acordo com a Turner para a TV paga e não possui contrato no pay-per-view, o jogo não terá transmissão.
Se não fosse obrigada ao “blackout”, a emissora mostraria o jogo do Brasileirão para São Paulo, já que o calendário só permite a ela exibir Flamengo x Internacional, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Mostrar jogos entre times de fora da capital paulista tem sido a alternativa da emissora nas noites de quarta-feira. Nas últimas quatro semanas, a Globo sempre exibiu times de outros estados, obtendo média de 22 a 23 pontos na medição do Ibope, tendo um público cativo nesse horário.
Mostrar partidas na TV aberta, este ano, gera mais dinheiro para os clubes, já que 30% da receita desse segmento é dividida conforme a aparição em jogos na Globo. Isso significa que Athletico-PR e São Paulo perderão cerca de R$ 1 milhão cada.