A Copa do Mundo de 2014 começa a movimentar o mercado automobilístico brasileiro. De olho no crescimento de empresários estrangeiros em território brasileiro, a rede de aluguel de carros Localiza irá adquirir cerca de 75 mil veículos novos, em investimento que gira em torno de RS$ 2,5 bilhões.
“A Copa será muito importante para a gente”, disse o vice-presidente da companhia, Eugênio Mattar, ao jornal “O Estado de S. Paulo”. “Todas as cidades (sede) terão grandes investimentos. Esse investimento demanda o nosso serviço. Vamos aproveitar bastante essa oportunidade.”
As principais beneficiadas com a compra serão as montadoras Fiat, General Motors, Volkswagen e Ford, das quais serão adquiridos os veículos. A Localiza ocupa atualmente 30,4% do mercado nacional de aluguel de carros, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Apesar de atuar em nove países, a empresa aposta na consolidação do mercado no Brasil com a chegada da Copa do Mundo. “É um mercado ainda muito pulverizado. Tem cerca de dois mil empresas no mercado brasileiro”, justifica Mattar.
Fundada em 1973, em Belo Horizonte, a Localiza possui 387 agências no Brasil – 219 corporativas e 168 franqueadas -, 3.850 funcionários e frota aproximada de 71 mil veículos. Na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador e Uruguai, tem outras 458 agências.