Estados Unidos e Colômbia dão o pontapé inicial para a Copa América do Centenário nesta sexta-feira (dia 2), em Santa Clara, e quem tem motivos para comemorar são os organizadores da competição.
O torneio, que comemora os cem anos da mais antiga competição continental entre seleções de futebol, se viu abalado pelos escândalos de corrupção que abalaram a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e do Caribe).
A denúncia de pagamento de propina a dirigentes da América na negociação de direitos de TV de competições no continente levou vários cartolas à prisão e fez com que a Copa América do Centenário corresse o risco de cancelamento.
Por conta dos escândalos, a Conmebol rompeu contrato em outubro com a Datisa. A empresa, uma joint-venture formada por Traffic, Full Play e Torneos, era a responsável pela gestão comercial do torneio. Às pressas, foram contratadas a SUM (Sports United Marketing), braço comercial da MLS (Major League Soccer) e a IMG para atrair patrocinadores e negociar contratos de TV.
Em pouco tempo, as agências conseguiram fechar patrocínio com 14 empresas: AB Inbev, Coca-Cola, Sprint, State Farm, Comex, Delta Airlines, Ford, P&G, Makita, MasterCard, Nike, Samsung, TAG Heuer e Total.
“Esta iniciativa da Ford, num momento especial do esporte, é um motivo de orgulho para a marca e todos os seus colaboradores, especialmente das Américas. A Ford está entusiasmada em apoiar o futebol, com milhões de fãs e muita tradição multicultural”, disse David Rodriguez, gerente de marketing da Ford, uma das últimas empresas a serem anunciadas como apoiadoras da competição, no mês passado.
“É uma honra ser parceira da Copa América neste torneio memorável por marcar os 100 anos de existência”, acrescentou o executivo.
Com esses apoiadores, a Copa América do Centenário irá pagar R$ R$ 77,67 milhões às 16 seleções participantes do torneio. Parece uma verba razoável, mas é uma fatia quando comparada à Eurocopa da França, que começa na semana que vem. Esse montante representa apenas 6,4% do que os europeus irão destinar à premiação das equipes.