Copa América turbina audiência de Globo e Sportv

A Copa América ajudou a TV Globo a conseguir recordes históricos na transmissão do torneio e, ainda, fez com que o Sportv alcançasse a liderança de audiência entre todos os canais pagos no primeiro semestre.

Segundo os dados do Kantar Ibope, a Globo alcançou 142,7 milhões de brasileiros com as transmissões, enquanto o Sportv conseguiu a maior audiência da história da TV paga na transmissão de Chile x Peru, pela semifinal da competição.

Na TV aberta, a Copa América de 2019 teve a maior audiência das três últimas edições do torneio. Não por acaso. Além de o torneio acontecer no Brasil, essa foi a única das três últimas edições em que a seleção brasileira alcançou a final. O jogo de maior audiência, porém, não foi o do título. A semifinal entre Brasil e Argentina chegou a 47 pontos na medição do Ibope nas 15 principais praças do país, alcançando 73 milhões de pessoas que viram pelo menos 15 minutos seguidos do jogo.

No Sportv, o impacto da Copa América foi ainda maior. A competição foi responsável por emplacar nove das dez maiores audiências da TV paga no mês de junho. Entre esses jogos está Chile x Peru, pela semifinal do torneio, que deu ao Sportv a maior audiência da história da TV paga. Foram 3,7 milhões de indivíduos por minuto sintonizados. No total, a transmissão alcançou 6,9 milhões de pessoas.

O número superou a transmissão de Liverpool x Tottenham, feita pelo canal TNT em 1° de junho, em duelo válido pela final da Champions League e que havia sido o jogo de maior audiência da TV paga na história. Em comum, nos dois casos, estava a exclusividade de transmissão do evento para a TV naquele horário.

O horário de disputa da Copa América também ajudou o canal pago. O Sportv teve, no primeiro semestre, 72 das 100 transmissões de maior audiência da TV paga no horário nobre (entre 18h e 24h). O domínio só não foi maior por conta do acordo da Fox Sports com a Conmebol para a transmissão da Copa Libertadores.

“O Brasil tem uma grande identificação com o futebol. A Globo fez uma cobertura completa da Copa do Mundo feminina e da Copa América na TV aberta, fechada e na internet e estamos muito felizes com o resultado. Todos se interessaram e embarcaram conosco para acompanhar todos as emoções dessas importantes competições”, diz Joana Thimoteo, Diretora de Eventos do Esporte da Globo.

Sair da versão mobile