Copa América vira sucesso de público na reta final

A conquista de mais uma Copa América pelo Brasil, num Maracanã lotado e com mais de 65% das televisões acompanhando Daniel Alves erguer a taça após a vitória por 3 a 1 sobre o Peru, mostrou que a competição conseguiu, em sua reta final, cair nas graças da torcida e ser um sucesso tardio.

Depois de um começo morno, com estádios chegando a ter menos de 25% de taxa de ocupação, com a cobertura da mídia ainda debruçada sobre a acusação de estupro envolvendo Neymar e com jogos de baixa qualidade técnica, a Copa América chegou ao seu final com uma espécie de conto de fadas, com o Brasil conquistando o primeiro título sob o comando de Tite num público recorde e na maior arrecadação da história de uma partida organizada em solo brasileiro.


Prós e contras da Copa América – Fonte: Máquina do Esporte

Os mais de 58 mil torcedores que pagaram ingresso para a final geraram uma renda recorde de R$ 38.769.850,00. Com isso, a Copa América chegou a exorbitantes R$ 209,5 milhões de receita em bilheteria nas 26 partidas realizadas, totalizando uma arrecadação média de R$ 8 milhões por jogo na competição.

Os jogos eliminatórios do torneio, porém, mostram como a Copa América só foi engrenar no público na reta final. Na primeira fase, a competição teve 18 partidas e um total de arrecadação de R$ 104,8 milhões em ingressos (R$ 5,8 milhões em média por jogo). Os oito jogos de mata-mata somaram pouco menos em bilheteria – R$ 104,6 milhões -, mas numa média muito mais alta: R$ 13,1 milhões por jogo.

Além do estádio lotado, a final da Copa América assistiu, fora de campo, a mais ações de ativação de patrocínio. A Brahma promoveu o “Arena n° 1” nas cidades que abrigaram a competição. Já a GOL criou uma ação nos arredores do Maracanã com o humorista Rafael Portugal, do Porta dos Fundos. Ele foi atrás de peruanos que estavam dispostos a trocar o ingresso para a final por passagens gratuitas para destinos turísticos no Brasil. Quem aceitava a troca, cedia lugar a um brasileiro. A Claro também pegou carona na decisão e liberou o acesso wifi no Maracanã para os torcedores que eram clientes da operadora usarem a internet gratuitamente.

Na TV, a Globo registrou 40 pontos de média na medição prévia do Ibope em São Paulo e 41 pontos no Rio de Janeiro. Além disso, 60% dos televisores estavam sintonizados na partida na capital paulista e 64% na capital fluminense. A audiência recorde impulsionou em mais de 22 pontos a média da emissora no horário.

Demorou, mas no dia da final a Copa América fez o brasileiro vibrar pelo torneio.

Sair da versão mobile