O mercado do futebol brasileiro está em alta. Entre marcas que resolveram iniciar um investimento na modalidade e as que a sobalçaram em seu planejamento, o fato é que a iminência da Copa do Mundo de 2010 e a edição seguinte marcada para o Brasil atiçaram empresas a priorizar a modalidade nos próximos anos. A primeira a anunciar movimentação com esse intuito foi a Fila, que no ano passado assumiu o fornecimento de material esportivo de Botafogo e Figueirense ? os dois clubes já tinham acordo com o grupo Dass, que confecciona as peças da marca, mas exibiam logotipos de Kappa e Umbro (respectivamente). Neste ano, a Fila resolveu intensificar sua participação no Brasil e iniciou um mapeamento de mercado em busca de oportunidades. A meta da empresa é achar jogadores brasileiros que tenham o perfil da marca e usá-los no plano de comunicação. A edição deste ano da Couromoda, feira dos setores de calçados, vestuário e acessórios que acontece em São Paulo, mostrou que o caso da Fila não é isolado. A despeito de a maioria das empresas ainda estar em fase de planejamento sobre o tema, o fato é que muitas marcas esportivas elegeram o futebol como foco. É isso que acontece com a Dal Ponte. A marca gaúcha sempre teve identidade intrinsecamente ligada ao futsal, mas no ano passado começou a investir em futebol ? inicialmente, o plano da marca apostou em desenvolvimento de produtos. Para 2010, a modalidade disputada nos campos deve crescer em participação na estratégia da companhia. ?É lógico que a Copa contribui para isso, mas já vínhamos caminhando para essa decisão. O futebol é um esporte importante, e nós temos intenção de estar nesse mercado. Vamos investir em ter produtos cada vez mais adequados e para sermos uma marca que atende bem ao jogador e ao lojista. Mas também pretendemos entrar com patrocínio, como fazemos no futsal?, contou Virgínia Dal Ponte, responsável pela marca. A Copa do Mundo também acelerou os planos da Kelme, marca controlada pela Prime Comércio Internacional ? no Brasil, o grupo também produz material esportivo com o logotipo da AND1, tradicional equipe de basquete de rua. A ideia da empresa é usar patrocínios para ganhar mercado neste ano. ?Temos um plano com várias ações de comunicação para este ano. Estamos em contato com vários atletas e times no futebol e no futsal?, contou Marcelo Coelho Benfica, diretor da Prime.
Copa atrai marcas esportivas ao futebol
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