Copa do Brasil será torneio com maior premiação do país

Nenhum título renderá tanto a um clube brasileiro quanto a Copa do Brasil, a partir de 2018. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, nesta segunda-feira, a premiação do torneio que dará ao campeão um valor chamado pela entidade de “sem precedentes na América do Sul”. A iniciativa foi possível graças a renovação com os direitos de transmissão da Globo.

No total, caso o time passe também pelas primeiras fases do torneio, o campeão embolsará R$ 68,7 milhões. Em comparação, hoje, o campeão brasileiro leva R$ 17 milhões pela conquista. Na Libertadores, o valor fica em US$ 7,3 milhões, cerca de R$ 25 milhões pela cotação atual do dólar.

Na Copa do Brasil, a diferença em relação ao segundo colocado é maior do que nos outros torneios. O vice ficará com R$ 20 milhões, enquanto os outros dois semifinalistas embolsarão R$ 8 milhões. O vice-campeão da Libertadores, por exemplo, leva R$ 19,6 milhões pela campanha no torneio sul-americano.

Essa valorização do torneio acontece após a renovação da Globo com a Copa do Brasil, em contrato que será válido entre 2018 e 2022. Por R$ 300 milhões ao ano, o grupo de comunicação fechou acordo com exclusividade para a televisão aberta, para a fechada com o Sportv e para a online com o Globoesporte.com.

O diretor executivo de gestão da CBF, Rogério Caboclo, celebrou a importância do torneio aos clubes brasileiros. “O montante que será pago ao campeão, por exemplo, pode equivaler a mais de um terço da receita anual de 14 dos 20 clubes da Série A do Brasileirão”, afirmou em nota.

A Copa do Brasil é disputa desde 1989, mas perdeu força na década de 2000 quando deixou de ter a participação dos times brasileiros que estavam na Libertadores. O retorno aconteceu apenas em 2013. Hoje, o torneio conta com patrocinadores como Continental, Fiat, Claro e Itaipava.

A Globo também se manifestou sobre o novo acordo. “Temos um compromisso de parceria e investimento no futebol brasileiro, que se fortalece com a experiência de transmissão de mais de duas décadas dessa competição, levando os benefícios de uma transmissão de qualidade para milhões de torcedores em todo o Brasil, inclusive de forma gratuita pelo alcance da Globo em TV aberta”, afirmou em nota Fernando Manuel, diretor de planejamento & aquisição de direitos esportivos do Grupo Globo.

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