Copa obtém recordes na TV em “era das multitelas”

O telespectador de hoje tem um recorde de mídias à disposição, mas é a velha televisão quem tem ganhado com isso. Pelo menos é o que mostra esse início de Copa do Mundo, a mais conectada da história e, ao mesmo tempo, a com maior audiência na última década.

Foto: Reprodução

A divulgação dos dados do Ibope do duelo entre Brasil e Suíça mostrou na segunda-feira (18) que a seleção brasileira e o Mundial estão com um prestígio acima do esperado; o jogo teve a maior audiência desde a derrota brasileira para a França, em 2006.

No início deste mês, o Instituto Datafolha indicou que 53% dos brasileiros não tinham interesse na Copa do Mundo de 2018. Mas, quando a bola rolou, mais de 80% das televisões em São Paulo e no Rio de Janeiro estavam ligadas no jogo. Foram 51 pontos de média em ambas as cidades, seis pontos a mais do que a soma de Globo e Bandeirantes na estreia brasileira no Mundial de 2014, no Brasil.

Concomitantemente, os torcedores tiveram ao longo dos jogos um número recorde de distrações. Foi o que indicou uma pesquisa revelada pela Nielsen Neuroscience, que mostrou que um jovem de hoje chega a trocar de tela 27 vezes durante o período de uma hora.

O estudo, que tem como principal intuito entender o consumidor ‘multitelas’, mostrou que o número de horas de conteúdo consumido subiu de 44 horas semanais no início dos anos 2000 para 65 horas em 2016. Antes, as plataformas se resumiam à televisão e ao rádio, mas nos últimos anos foram somados os computadores, os smartphones, o tablet, o videogame, entre outros.

Nesse período, a televisão continuou protagonista, ainda que tenha perdido algum espaço. O horário gasto em frente à maior tela da casa caiu de 30 horas para 27 horas. Os dados são do mercado americano, que normalmente serve de parâmetro para outras regiões.

O esporte, no fim, tem se beneficiado com as novas mídias. Em 2013, a ESPN fez uma pesquisa com o Instituto Ipsos e concluiu que o público do segmento é o que mais usa a segunda tela. Essa, inclusive, tem sido a aposta da emissora para a Copa do Mundo, com mesas redondas enquanto os jogos acontecem.

Desde sua consolidação, as redes sociais também mostram laços fortes com o esporte. No jogo do Brasil, por exemplo, o assunto mais citado em todo o mundo no Twitter foi o gol de Philippe Coutinho, seguido pelo termo “juiz”, graças aos lances polêmicos da partida.

As altas audiências, algo que tem acontecido globalmente nesta Copa do Mundo, tem mostrado que as repercussões nas telinhas colocam o torcedor na frente da televisão, como nos velhos tempos.

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