No último fim de semana, a Copa Petrobras viu a fase de qualifying chegar ao seu término, o que faz com que o torneio começasse de fato nesta segunda-feira. Para celebrar a última etapa do challenger de tênis, na sua passagem por São Paulo, a Koch Tavares, que organiza o evento, comemorou o fato de que todas as empresas envolvidas no negócio foram além da exposição de sua respectiva marca.
O diretor-comercial da agência, José Augusto Gonçalves, deixa claro o interesse dos patrocinadores: “Basicamente em visibilidade, apoiando-se na notoriedade do evento, e em marketing de relacionamento, criando ações de experimentações”, afirmou o diretor. O que ele comemorou de diferente na edição de 2010 é que todas as marcas envolvidas ativaram a possibilidade de relacionamento.
Na Sociedade Harmonia de Tênis, clube voltado à elite paulistana, o torneio tem entrada gratuita, onde as pessoas podem assistir livremente às partidas de tenistas como Thomaz Bellucci e Tiago Fernandes. Aos arredores da quadra, os torcedores têm a oportunidade de se envolver em stands das marcas patrocinadoras do evento.
A Petrobrás, que mantém o direito de naming right do torneio, é a patrocinadora principal e valoriza a forte exposição conseguida durante a realização dos jogos. No clube harmonia, a empresa instalou áreas VIPs com distribuição de brinde e até um espaço interativo inusitado: foi instalado televisores com o videogame Nintendo Wii, ligado no jogo de tênis em que as pessoas tem que fazer o movimento real para acertar as jogadas.
Outras empresas envolvidas no torneio também podem ser citadas como exemplo de interação com o público. A Volkswagen colocou nesta segunda um carro da marca, ligando a precisão do tênis com a sua precisão aerodin”mica.
Já os vinhos Casillero Del Diablo optou por uma degustação gratuita nas áreas VIPs, além de oferecer o produto na praça de alimentação do torneio. Distribuição de produto foi também a estratégia usada pelo stand da Babolat, que produz a bola oficial usada nas partidas.
A agência Koch Tavares enalteceu o que Gonçalves chamou de “plataforma integrada de promoção e comunicação”, promovida pelo evento realizado nesta semana em São Paulo. O diretor afirmou que a Copa Petrobrás é um meio poderoso de amarrar marca e esporte. “Esse é um conceito que permeia a Koch Tavares, a ideia de que o evento seja uma de fato uma ferramenta para essas empresas”, finalizou.