Copa tem maior alcance da história no Brasil

“A Copa de maior audiência do país”. Foi assim que a comunicação da Globo resumiu o Mundial da Rússia, encerrado no último domingo (15). Nesta quarta-feira (18), a emissora reuniu números divulgados pelo Painel Nacional de Televisão (PNT) e mostrou amplo alcance do torneio por meio da programação da emissora.

Segundo o instituto, foram 181 milhões de brasileiros impactados por conteúdo da Copa do Mundo por meio da Rede Globo. O número engloba os 56 jogos transmitidos pela emissora ao vivo, além de toda a programação de esporte, jornalismo e entretenimento que colocou as partidas em evidência.

Foto: Reprodução

Em média, cada partida teve 26 pontos de audiência nacionalmente. Os números representaram, também em média, o dobro do que a emissora alcança com a programação normal na mesma faixa de horários em que foram transmitidos os jogos. Proporcionalmente, o maior aumento foi no período da tarde, com um crescimento de 60% no número de pessoas que assistiam à televisão. Na manhã, a subida foi de 44%.

Em relação aos números de São Paulo, a Globo já havia anunciado uma audiência sempre superior a 50 pontos de média e sempre acima dos 80% na participação de televisões ligadas quando a seleção brasileira estava em campo. Agora, o Painel Nacional de Televisão confirma os mesmos dados em termo nacional. Em nenhuma partida do Brasil, a Globo teve menos do que oito das dez televisões ligadas no país.

No bolo de dados apresentados pela Globo nesta semana, outras mídias foram incluídas, também com números bastante acima da média. Pelo SporTV, canal fechado do grupo, 18,8 milhões de pessoas foram impactadas pela Copa do Mundo. No site Globoesporte.com, que fez a cobertura das partidas, além da transmissão por streaming da Copa do Mundo, houve o acesso de 8,7 milhões de pessoas diariamente.

Por fim, a Globo exaltou a presença nas redes sociais. Somente pelas transmissões ao vivo realizadas no Facebook, o grupo de comunicação alcançou 11 milhões de pessoas. Nas redes, a empresa somou 2,4 milhões de comentários, além do uso da hashtag #GlobonaCopa em 400 mil mensagens no Twitter.

Nesta semana, a Globo já havia anunciado uma audiência alta na decisão do torneio. O jogo entre França e Croácia teve mais telespectadores do que as decisões de 2010 e de 2014, mesmo em um horário menos nobre. Neste ano, a emissora exibiu o torneio com exclusividade na televisão aberta. Na fechada, o SporTV contou com a concorrência do Fox Sports.

Sair da versão mobile