Todos os ingressos para a decisão da Copa do Mundo, entre Espanha e Holanda, foram vendidos. O jogo aconteceu no estádio Soccer City, em Johanesburgo, e o público anunciado foi de 84.490 pessoas. No entanto, havia lugares vazios na arena, problema que a organização da competição ainda não soube explicar.
Desde o começo da Copa do Mundo, a quantidade de lugares vagos acabou visivelmente contrastando com o volume de vendas de ingressos. Essa discrep”ncia ficou mais evidente na primeira fase, que teve média de público em torno de 91% da capacidade das arenas.
Na fase final, a média de público da Copa do Mundo subiu consideravelmente. A competição chegou ao recorde de 98,74% de ocupação nas quartas de final, e só não foi melhor no último fim de semana porque a disputa pelo terceiro lugar, entre Alemanha e Uruguai, teve 6.232 lacunas em Port Elizabeth.
A Copa do Mundo de 2010 terminou com uma média de 92,87% dos lugares preenchidos a cada jogo. O resultado ainda é distante dos 97%, volume do torneio de 2006, que a organização deste ano afirmou perseguir.
Desde o começo da Copa do Mundo, sempre que foram questionados sobre a diferença entre o número de lugares vazios anunciados e a aparência do estádio, responsáveis pelo torneio silenciaram. Depois da decisão, o tom foi o mesmo.