Existem vários indicadores do quanto a Copa do Mundo influencia no andamento da economia mundial. Nesta semana, um estudo publicado pela Experian Hitwise sobre hábitos de habitantes do Reino Unido em sites de busca corroborou a ideia. A pesquisa mediu o impacto da semana da primeira partida do torneio (de 5 a 12 de junho) para pesquisas com nomes de marcas.
Segundo o levantamento, uma a cada 144 buscas na internet brit”nica durante esse período tinha relação com a Copa do Mundo de 2010. Isso fez do site oficial da Fifa o 109º mais acessado no Reino Unido entre os dias 5 e 12.
O que mais surpreendeu, contudo, foi a ascensão da South African Airways. A companhia aérea que patrocina a seleção anfitriã da Copa do Mundo de 2010 teve um incremento de 129,2% nas buscas de seu nome na internet do Reino Unido, maior crescimento entre empresas na região.
“Isso ilustra o apetite por viagens de última hora para a África do Sul. Nas duas últimas semanas, o índice de procura por voos ao país aumentou 85%”, apontou Robin Goad, diretor de pesquisa da consultoria.
O levantamento também apontou um interesse maior da população local por marcas como Heineken (crescimento de 75%), Carlsberg e Corona (ambas com 50% mais menções em buscadores online).