Copas América e do Mundo aumentam vendas ligadas ao futebol

As realizações da Copa do Mundo de Futebol Feminino e da Copa América simultaneamente têm ajudado a elevar as vendas ligadas ao futebol. Um estudo feito pelo Google e obtido com exclusividade pela reportagem da Máquina do Esporte mostra que o torcedor passou a querer consumir mais os uniformes das duas seleções brasileiras e, também, artigos como chuteira e bola, desde que os dois torneios tiveram início, nas duas primeiras semanas de junho.

O levantamento do sistema de buscas da plataforma mostra que, entre os meses de maio e junho, aumentou a procura pelas camisas de Marta (13 vezes mais de um mês para o outro), da seleção feminina (7 vezes mais) e, também, pela camisa branca do time masculino (16 vezes). O pico de buscas aconteceu sempre nos dias em que tinha jogo da seleção brasileira nas duas competições.

Seleção masculina estreou de branco na Copa América (Foto: Reprodução)

 

A procura por produtos específicos também aumentou. Chuteiras de society da Nike (33%), chuteira infantil (27%), chuteira de campo (17%), chuteira society (13%) e luva de goleiro (10%) foram os itens que mais tiveram acréscimo nas buscas nos dois meses.

Antes de os torneios começarem, o Google também havia pesquisado sobre o que o torcedor esperava das competições. Com 500 respostas, a pesquisa feita pela plataforma indicava que 70% das pessoas queriam acompanhar os dois torneios. Dessas, 40% estão vendo a Copa América e 44% o Mundial feminino.

Em relação aos itens mais desejados por eles para compra, além da camisa da seleção, estão chuteira (42%), bola (39%), shorts (11%) e luva de goleiro (8%). 
O levantamento também mapeou o hábito de consumo desses torcedores ao perguntar se eles tinham o hábito de realizar compras de material esportivo pela internet e, também, quais os sites e aplicativos de empresas que usavam para isso.

A pesquisa mostrou que 23% das pessoas fazem compras de material esportivo on-line. Os sites preferidos para realizar essas compras são Netshoes (35%), Mercado Livre (21%), a loja virtual da fabricante de material esportivo Nike (21%), a gigante de esportes Centauro (19%) e a loja on-line da fabricante Adidas (18%).

Entre os aplicativos, a marca de varejo Netshoes é líder com folga como local preferido de compras (52%), seguida pela plataforma Mercado Livre (17%), pela loja virtual de moda Kanui (13%), pela Centauro (10%) e pela Adidas (8%).

Nesta quinta-feira (27), os dois torneios dão início às quartas de final. Na Copa América, o Brasil enfrenta o Paraguai. No Mundial Feminino, Noruega e Inglaterra se enfrentam.

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