Corinthians perde audiência em “estreia” do Paulista

Chicão comemora gol corintiano, mas vitória não empolgou Ibope

Chicão comemora gol corintiano, mas vitória não empolgou Ibope

Na última quarta-feira, o Corinthians teve a sua primeira partida oficial transmitida na televisão aberta. E, assim como já havia acontecido com o São Paulo no último domingo, o clube viu sua audiência diminuir em relação à mesma ocasião do ano anterior. Globo e Bandeirantes registraram um menor Ibope neste ano.

Em 2011, o Corinthians teve a sua primeira aparição oficial na partida contra o Bragantino, também pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Na ocasião, a Globo conseguiu 21 pontos de média e a Bandeirantes ficou com seis pontos. O duelo também aconteceu em uma quarta-feira à noite.

Já neste ano, o clube jogou contra o Guaratinguetá e, diferentemente do último ano, saiu com vitória do estádio. A audiência, no entanto, foi menor. A Globo conseguiu 18 pontos de média enquanto a Bandeirantes ficou com cinco pontos.

A mesma coisa aconteceu com o São Paulo neste ano. O clube do Morumbi abriu as transmissões do Campeonato Paulista nos dois últimos três anos, e o Ibope teve quedas nesse período na Rede Globo. Em 2010, o número foi de 16 pontos de média. Em 2011, 15 pontos. No último domingo, o índice ficou em apenas 13 pontos.

No caso da partida do Corinthians, existem duas ponderações. A primeira é que, neste ano, a partida caiu no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo e feriado municipal. A segunda é que a partida não foi o retorno do clube a televisão aberta em 2012. Há dez dias, o time enfrentou o Flamengo em evento amistoso, com transmissão da Globo.

Copa São Paulo

A quarta-feira foi de exposição maior do que o comum para o Corinthians. Pela manhã, a equipe júnior do clube entrou em campo para fazer a decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O título corintiano rendeu quatro pontos para a Bandeirantes e dez para a Rede Globo.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

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