Tradicionalmente, a Rede Globo, emissora detentora dos direitos de TV aberta do Campeonato Brasileiro, estipula duas datas por semana para as transmissões de futebol: quartas-feiras às 22h e domingos às 16h ou 17h. Os jogos transmitidos às quartas atingem audiências mais significativas por serem transmitidos durante o horário nobre da TV.
Com isso, de acordo com o levantamento feito pelo núcleo de pesquisa da Máquina do Esporte, foi possível destacar as diferenças de audiência e de estratégia na escolha dos jogos para cada circunst”ncia.
Com a incumbência de definir quais jogos serão transmitidos, a Rede Globo definiu que em 11 das 13 rodadas de meio de semana a atração deveria ser o Corinthians. Já nos jogos dos fins de semana, das 25 datas desde o início da competição, 15 foram atribuídas ao São Paulo.
O clássico entre São Paulo e Corinthians, disputado no dia 13 de outubro rendeu 18 pontos à Globo, o que representou a melhor média de domingo da emissora. No entanto, os mesmos 18 pontos equivalem a pior média da emissora nos jogos disputados no meio de semana, quando o São Paulo enfrentou o Grêmio no dia 12 de junho.
Na Band, a conta foi diferente. O mesmo clássico do dia 13 de outubro representou a melhor audiência da emissora no campeonato (sete pontos), mesmo com a partida acontecendo num domingo.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.