O Paraná é a quarta economia do Brasil, entre outros Estados. Viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer 4,1% em 2011, acima da média nacional, de 3%. Com argumentos assim, de cunho econômico, o Coritiba começou campanha para promover o Estado do qual é natural – que, apesar do crescimento acelerado, segue em segundo plano quando o assunto é futebol.
Sob o slogan “Amo minha terra, torço pelo meu Estado”, o clube paranense tentará incentivar o fortalecimento da região, do orgulho do torcedor, em uma ação “quase” filantrópica. “É um ato nobre de promover o futebol do Estado, tanto que nas imagens há mensagens muito sutis de que é uma campanha do Coritiba”, explica o gerente de marketing da equipe, Oliver Seitz.
Os benefícios ao time em si, então, ficam como metas secundárias, pelo menos no discurso. “Quanto mais forte fica o Estado, mais forte fica o Coritiba, mas a ideia é mesmo que o Estado se fortaleça”, aponta o dirigente. De qualquer forma, o projeto irá reforçar o trabalho feito pelo departamento de marketing para aprofundar vínculos da equipe no interior do Paraná.
Desde a última temporada, o time alviverde tem feito ações em cidades do interior para conseguir atrair torcedores que, mesmo vivendo no Paraná, têm afeição por clubes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O mascote paranaense costuma ser levado para essas cidades, nas quais ele visita orfanatos, asilos, e distribui brindes como camisas autografadas.
“Nós ainda temos uma relação muito distante com o interior, que teve forte colonização principalmente de São Paulo e Rio Grande do Sul”, conta Seitz. A campanha para promover o Paraná, segundo ele, já repercutiu em outros Estados. Há torcedores de locais situados fora do eixo Rio-São Paulo que têm pedido aos respectivos times de futebol que repliquem a campanha iniciada pelo Coritiba.