O Coritiba realizou nesta quarta-feira, 26, um evento comercial em São Paulo para atrair apoiadores. A maioria dos contratos de patrocínio do clube terminam no fim de 2012 e a equipe já pensa em como seduzir novos anunciantes.
No evento, o Coritiba mostrou porque é interessante se aliar estrategicamente ao clube. Para isso, o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, mostrou alguns atrativos da equipe.
Segundo a Informídia, em 2011 foram 43.080 reportagens que envolveram o Coritiba em televisão (534 horas), 4.391 em jornal e 185 transmissões entre ao vivo e VTs. O site do clube recebe 33.220 pageviews/dia. O Retorno de Investimento (ROI) é de 97,5, o que maximiza, em retorno de mídia, quase cem vezes o valor investido no clube.
Em 2013 o clube terá quatro espaços disponíveis no uniforme: centro/costas da camisa, ombro, manga e barra/calção. O clube garante exposição exclusiva a seus patrocinadores, pois não trabalha com patrocínios pontuais.
Além do uniforme, o Coritiba possui outros meios de lucrar com apoiadores. Anúncios e sistema de alto-falante no Couto Pereira e mídias do clube como revista e redes sociais são outras maneiras de associar uma marca ao clube .Patrocínios e royalties representaram 10% da receita do clube em 2011, a maior parte veio da televisão, 44%.
Foi a primeira vez que o clube trouxe o evento para São Paulo, antes disso ele havia sido realizado somente em Curitiba.
“É muito importante trazer essa ação comercial para São Paulo, pois é o centro que abriga todo o mercado. Não temos o tamanho dos grandes clubes brasileiros, em que basta o presidente fazer duas ligações e o patrocínio está fechado, aqui a gente corre atrás dos interessados”, disse Vilson Ribeiro de Andrade, que antes de assumir o cargo no Coritiba havia sido CEO da HSBC Seguradora, braço de seguros do banco HSBC.