O Coritiba lançou, nesta terça-feira (27), a nova camisa 2 do clube. Batizada de Jogadeira, nome que remete ao uniforme com o qual o clube conquistou o maior título de sua história, o Brasileirão de 1985, a camisa é a quinta criada pela marca própria do Coxa, a 1909.
Inspirada no tradicional modelo 1 do clube, o novo manto traz as faixas horizontais da clássica camisa no sentido vertical, de forma repetida. A cor verde é predominante e detalhada com finas linhas brancas. A inscrição “Rumo ao Alto da Glória” nas costas é alusiva à campanha que vem embalando o time neste ano e reaproximando a torcida do Estádio Couto Pereira. A camisa conta com tecido em acabamento Dry e corte lateral em tecido branco Aero Dry, com o escudo bordado em patch.
Foto: Divulgação / Coritiba
“O Coritiba apresenta sua nova camisa, marcada pelo seu design e embalada pela campanha ‘Rumo ao Alto da Glória’. Trata-se de uma representação da aproximação entre torcida e clube, que vem embalando o time nessa temporada”, explicou Aníbal Mesquita, vice-presidente da equipe paranaense.
De acordo com o Coritiba, a adoração pela Jogadeira começou por acaso, quando o time conquistou o título de campeão brasileiro em 1985. Em 31 de julho daquele ano, na decisão diante do Bangu, o time adversário recebeu o Coxa para disputar a final e, como mandante, optou por utilizar seu uniforme branco, semelhante à camisa 1 dos paranaenses.
Assim, o Coritiba teve que entrar em campo trajando o segundo modelo do seu uniforme, a camisa verde e branca com faixas verticais, até então sem muita expressão e representatividade para a torcida. No entanto, após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o time conquistou o maior título de sua história nos pênaltis, com vitória por 6 a 5.
Daquele dia em diante, a camisa 2 virou uma espécie de talismã e até hoje é chamada por muitos de Jogadeira, por supostamente ter trazido sorte ao time na conquista do torneio.
A camisa já está disponível nas lojas “Sou 1909” e também nas lojas especializadas em material esportivo de todo o país a partir desta terça-feira (27). Com a nova Jogadeira, o Coritiba espera manter o sucesso de vendas da camisa 2, já que, no primeiro ano da marca própria, o segundo modelo teve percentual de comercialização igual ao uniforme titular, cerca de 30% do total de vendas das lojas 1909.