A temporada 2012 será a última da Fórmula 1 em que a Espanha terá duas corridas. Por conta da crise econômica, o país solicitou à categoria que as provas de Barcelona e Valência, que atualmente integram o calendário, iniciem um revezamento a partir do próximo ano.
O Grande Prêmio de Barcelona é realizado desde 1991, e a prova de Valência está no calendário da categoria desde 2008. A partir de 2013, ambas as corridas passarão a ser bienais.
“A melhor coisa é alternar, e agora nós estamos discutindo sobre datas. Obviamente, a cidade não precisará pagar nada no ano em que ela não receber o evento”, confirmou Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA).
O principal problema na Espanha é a corrida de Valência. Disputada em um circuito de rua, a prova convive com a crise econômica que assola o país e com a queda de investimento do poder público local. O contrato com a Fórmula 1 vai até 2014.
“Nós realmente queremos estar em Valência. Times e patrocinadores estão felizes lá, e por isso seria uma pena perder um evento com esse potencial”, completou Ecclestone.