Crise faz Hong Kong perder prova da Fórmula E para Marrocos

A crise política envolvendo Hong Kong e a China fez o território perder a etapa da Fórmula E que aconteceria em 29 de fevereiro. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou a mudança que fará com que a quinta prova da temporada aconteça em Marrakesh, no Marrocos.

A decisão foi tomada pela organização da Fórmula E por conta dos protestos que acontecem há meses em Hong Kong, em que a população reclama de perda de liberdade e maior interferência chinesa sobre o território. Em contrapartida, a cidade chinesa de Sanya ficou com a última vaga que ainda estava em aberto no calendário e sediará a sexta prova da temporada em 21 de março.

Foto: Reprodução / Twitter (@FIAFormulaE)

A decisão da Fórmula E é apenas mais um baque em Hong Kong, que não para de perder eventos esportivos de alto nível. No golfe, o PGA Tour Series-China da Golf cancelou o evento no Clearwater Bay Golf and Country Club, citando “inquietação civil e preocupações de segurança”. Depois, no tênis, o Aberto de Hong Kong foi adiado. E, no ciclismo, a competição por equipes da Hammer Series optou por cancelar a etapa que encerraria a temporada no território.

Nos últimos dias, a questão envolvendo China e Hong Kong chegou a ter repercussão até na NBA, depois que o gerente geral do Houston Rockets postou uma imagem com os dizeres “Fight for Freedom. Stand with Hong Kong” (“Lute pela Liberdade. Fique com Hong Kong”, em tradução livre). A publicação foi uma espécie de apoio aos protestos que estão em andamento em Hong Kong e teve como consequência a perda de parceiros comerciais chineses, além de cancelamento de jogos da equipe na mídia e até retaliação da Associação Chinesa de Basquete (CBA).

LEIA MAIS: Houston Rockets perde parceiros na China após tuíte sobre Hong Kong

De acordo com o site especializado em automobilismo Autosport, a Fórmula E revelou que pretende voltar a competir em Hong Kong assim que possível. A temporada 2019/2020 da categoria de carros elétricos será a sexta da história e terá 14 provas no total. O início será com o e-Prix da Arábia Saudita, em 22 de novembro. A última corrida está marcada para 26 de julho de 2020, em Londres.

Foto: Reprodução / Twitter (@FIAFormulaE)

Sair da versão mobile