Crise freia crescimento de brasileiros em ranking de sócios

A crise econômica pela qual atravessa o Brasil prejudicou a ascensão dos times do país no ranking mundial de sócios-torcedores. O ranking foi elaborado pela Máquina do Esporte em parceria com a FS Consulting Sports. O estudo reúne os clubes estrangeiros que concordaram em divulgar o número de associados. Os dados dos clubes brasileiros são do Movimento por um Futebol Melhor, projeto capitaneado pela Ambev que reúne mais de 60 clubes patrocinados pela empresa.

A grande novidade do ranking é que o Bayern de Munique, da Alemanha, assumiu a liderança da lista mundial. Os alemães derrubaram o Benfica, de Portugal, que durante anos foi o líder em associados. Também reflexo da crise econômica que afeta os portugueses, o Benfica foi ultrapassado pelo Arsenal, da Inglaterra.

Mesmo sem conseguir ganhar mais espaço na lista, os clubes brasileiros têm obtido ótima performance. Entre os dez clubes com mais associados no mundo, três são do país: Corinthians, Internacional e Palmeiras.

 

LEIA MAIS: Sócio-torcedor movimentara R$ 400 mi em 2015

Movimento por um Futebol Melhor faz encontro com executivos de marketing

Vasco relança programa de sócioo-torcedor

 

Segundo o consultor Fernando Santos, da FS Consulting Sports, responsável pela lista, os clubes brasileiros poderiam estar mais próximos do topo do ranking:

“Desde o ano passado, Corinthians e Inter registraram queda no número de sócios, e o Palmeiras ficou estável. Este é mais um reflexo da situação econômica do país e da falta de maiores benefícios aos associados, que na grande maioria só se interessam por descontos e preferência na compra de ingressos”, afirmou o executivo.

Por isso mesmo, um dos maiores benefícios do sócio-torcedor, que é funcionar como uma espécie de clube de descontos, acaba não surtindo efeito na prática.

“Portugal também enfrenta uma grave situação econômica há alguns anos. Apesar de ser o pioneiro em oferta de grandes benefícios, que inclui até descontos em contas de gás e luz, o Benfica também sentiu os efeitos da crise no bolso dos seus torcedores”, disse Santos.

Veja abaixo quais são os 25 clubes com mais sócios-torcedores do mundo:

 

Sair da versão mobile