Principal explicação para a ?limpeza? dos uniformes dos clubes brasileiros no início de temporada, a crise financeira mundial também deve fazer suas vítimas na Europa. Segundo a agência ?Reuters?, especialistas do Velho Continente avaliam a situação de clubes como o Manchester United, que busca um novo parceiro master, de forma temerosa. ?Em tempos de penúria financeira, as empresas vão, naturalmente, procurar maneiras de cortarem os custos, e os patrocínios de eventos esportivos, incluindo as camisas de futebol, parecem um alvo natural e fácil?, disse Chris Brooks, professor de finanças e diretor de pesquisas da Universidade de Reading, na Inglaterra. ?Mesmo que os clubes de futebol continuem atraindo alguns patrocinadores, é mais provável que os próximos acordos sejam menos lucrativos para os clubes?, disse Joa McLean, especialista em finanças no futebol da consultoria Grant Thornton, em entrevista à ?Reuters?. Caso o movimento realmente aconteça, será o primeiro impacto conjunto da instabilidade financeira mundial nos grandes clubes de futebol. Até o momento, a manutenção dos contratos assinados, especialmente com as redes de televisões pelos direitos dos campeonatos em disputa, vem garantindo a solidez das equipes. Uma debandada de empresas do setor, no entanto, agravaria as dificuldades financeiras. O exemplo mais emblemático é o dos ingleses do Manchester United, que não renovarão seu compromisso com a seguradora norte-americana AIG. A empresa, que está em situação delicada, já avisou que reduzirá sua participação no esporte em 2010. No Brasil, gigantes como Corinthians e São Paulo sentiram a crise da pior maneira possível. O clube do Morumbi, mesmo com o terceiro título brasileiro consecutivo, não conseguiu o aumento que pretendia e fechou mais um ano de acordo com a LG, por R$ 18 milhões. Já os alvinegros seguem em busca de um parceiro interessado em investir os R$ 20 milhões pedidos pela ligação com o atacante Ronaldo.
Crise pode reduzir patrocínio na Europa
- Categories: Notícia
Conteúdo relacionado
Brownie do Luiz aproveita "polêmica do bolinho" em Athletico-PR x Flamengo e lança lata temática de Gabibol
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-13
Paris 2024 tenta receita de € 140 milhões com patrocínio para atingir meta de arrecadação
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-07
Newcastle acerta patrocínio de £ 25 milhões por ano com empresa do Oriente Médio
por
Redação Máquina do Esporte
2023-05-03
CSA terá parceria com universidade internacional sediada nos Estados Unidos
por
Redação Máquina do Esporte
2023-04-17
Titãs dos esportes: as empresas mais valiosas do esporte mundial em 2023
por
Redação Máquina do Esporte
2023-02-02