Na última semana, a África do Sul já recebeu três eventos oficiais sobre a Copa do Mundo de 2014. O Brasil, que será sede do evento, também mantém aparatos no país que o organiza neste ano desde junho para aumentar a expectativa do público. Mas no último domingo, depois da decisão entre Espanha e Holanda, três fatores realmente iniciaram a próxima edição da competição.
Durante a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, no estádio Soccer City, o telão exibiu a palavra “obrigado” em diferentes idiomas. Além disso, apresentou a mensagem “nos vemos no Brasil em 2014”.
No país que sediará a próxima Copa do Mundo, o clima era parecido. O Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, foi coberto por uma bandeira com a frase “seja bem-vinda Copa do Mundo Fifa de 2014”.
No entanto, nada foi mais emblemático do que a loja oficial da Fifa no Soccer City. O posto já vendia no último domingo camisetas com estampas sobre a Copa do Mundo de 2014.
As camisetas de 2014, aliás, estavam com preços mais altos do que produtos relacionados ao Mundial de 2010. Os artefatos sobre o torneio da África do Sul tiveram deflação de até 50% no preço no último domingo.
A loja da Fifa também se antecipou nas vendas de camisetas alusivas ao título da Espanha. Havia estoques de produtos das duas seleções que disputavam a decisão, e a versão que coroava os campeões passou a ser vendida logo depois do apito final.