O Cruzeiro assinou na tarde desta segunda-feira contrato com a SPR Franquias, válido por cinco anos, com renovação automática por mais cinco em caso de sucesso. A parceria é o primeiro passo para a estruturação de uma rede de lojas no formato de franquias. A meta é conseguir abrir 40 unidades nos próximos quatro anos, e entre quatro e dez deverão ser inauguradas até o fim desta temporada.
A parceria foi formalizada em reunião nesta tarde, na qual estiveram presentes Gilvan Tavares, presidente cruzeirense; Pedro Grzywacz, diretor da SPR; Marcone Barbosa, diretor de marketing do clube, e Róbson Pires, diretor comercial também da equipe mineira. O acordo, além de ceder a gestão dos estabelecimentos para a empresa, também envolve exclusividade no licenciamento de vestuário.
“O nosso desafio é chegar onde o torcedor está, então abriremos lojas em Belo Horizonte, mas também no interior do Estado e em outras cidades”, disse Grzywacz ao site oficial do time celeste. “O clube, a partir da abertura dessas lojas, terá garantia de distribuição dos seus produtos em todas essas cidades, como também irá se aproximar do seu torcedor”, acrescentou o diretor da nova parceira.
O acerto com a SPR finda uma negociação que se prolongou desde o início de 2011. Antes disso, o então diretor de marketing, Antônio Claret Nametala, era contrário à contratação de uma gestora para a rede de franquias, e a posição do ex-dirigente chegou a ser retomada quando ele foi candidato a vice-presidente, na chapa de Alberto Rodrigues. Mas ele foi derrotado, e as negociações esquentaram.
No fim do ano passado, quando o Cruzeiro já estava com a proposta da nova parceira em mãos há alguns meses, havia discord”ncias a respeito de valores. “Na primeira investida, a proposta não bateu, os valores não eram aqueles que estávamos procurando, mas no começo deste ano ele retomou o contato, e nós conseguimos fechar pelos valores que queríamos”, conta Marcone Barbosa, sem revelar números.
Desse modo, o Cruzeiro abre vantagem sobre o Atlético-MG, que já declarou no passado não ter interesse em firmar parceria similar com alguma gestora de franquias. A SPR, por sua vez, amplia o número de clubes atendidos. Além dos mineiros, a companhia administra as lojas de Corinthians, São Paulo, Vasco e Botafogo e possui acordos de licenciamento com Atlético-PR, Grêmio e Bahia.