“Eu sou Cruzeiro”, acompanhado da frase “Meu sentimento não vai parar”, é a nova campanha montada pelo marketing cruzeirense para nortear ações e produtos licenciados. A iniciativa substitui o “Cruzeiro Sempre”, mote adotado para o mesmo fim desde junho do ano passado.
“A cada ano, nós trabalhamos um mote diferente, e neste ano fizemos o ‘Eu sou Cruzeiro’ para reforçar a identidade do clube”, explica Marcone Barbosa, diretor de marketing da equipe mineira. No passado, já existiram as campanhas “Somos mais fortes”, “Guerreiros do gramado” e “Minas veste azul”, cada uma delas com produtos alusivos à determinada temática.
Ao criar essas campanhas, o departamento cria uma logomarca específica, posteriormente incluída no manual de marcas do clube, que passa a estar à disposição de fabricantes de produtos. Se uma distribuidora de água mineral deseja montar uma linha do time de futebol, por exemplo, ela tem à disposição o “Eu sou Cruzeiro”, bem como todos os anteriores.
Em relação ao novo mote adotado pelos mineiros, há uma curiosidade: anos antes, o Vasco criou uma campanha bastante parecida, guiada pela frase “O sentimento não pode parar”, para resgatar o orgulho de uma torcida que viu o time ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o canto, bastante difundido entre ambas as torcidas, é oriundo da Argentina.
O Boca Juniors é uma das equipes do país vizinho cujos fãs cantam a mesma música entoada por mineiros e cariocas. No Cruzeiro, ela chegou por meio de Sorín, ex-River Plate. O meia argentino apresentou a letra em espanhol para a torcida cruzeirense em 2000, quando jogava no time celeste, e o fato de ter se tornado um ídolo dos mineiros facilitou a difusão do conceito.