Visando novas receitas, o Cruzeiro lançou, na última quinta-feira, o programa “Diamante Azul”, que contará através da sua TV oficial a história de três atletas revelados nas categorias de base do clube: Rafael, Mayke e Elber. A iniciativa visa divulgar dois projetos amparados pela Lei de Incetivo ao Esporte, que podem render R$ 5,9 milhões aos cofres do clube.
A websérie terá capítulos produzidos pela TV Cruzeiro, mostrando o dia a dia dos atletas. O objetivo é divulgar dois projetos amparados pela Lei de Incentivo ao Esporte: “Nilapes (Núcleo Integrado de Laboratórios da Performance Esportiva)” e “Aqui Começa o Futuro II”, chancelados pelo Ministério dos Esportes, e podem receber doações de pessoas físicas e jurídicas, através da dedução de percentuais específicos do imposto de renda.
A arrecadação será feita junto a empresas por meio de doações. O investidor deve depositar valor desejado para o patrocínio na conta bancária do projeto até último dia útil do ano corrente. Após o depósito, a entidade emitirá um recibo e enviará ao patrocinador. Este seguirá com o comprovante para desconto do imposto de renda do ano seguinte, que virá na forma de restituição ou abatimento do valor do imposto de renda a pagar.
A Lei de Incentivo ao Esporte regulamenta doações de pessoas físicas e jurídicas a projetos chancelados pelo Ministério dos Esportes. Ela estabelece que empresas que declaram no imposto de renda pelo lucro real (com faturamento acima de R$ 48 milhões) podem deduzir até 1% do imposto devido, e pessoas físicas, até 6%.