Com passagens por Vasco, Bahia, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Vitória, Internacional e até da seleção da África do Sul, Joel Santana encontrou no Cruzeiro alguém disposto a fazer negócio. Após contratá-lo no fim de junho, o clube mineiro está negociando patrocínio específico para o uniforme do técnico.
Por enquanto, os nomes das empresas interessadas em adquirir a propriedade não serão revelados para não atrapalhar as negociações, mas se espera que as conversas sejam concluídas nas próximas semanas. Até agora, as ações de marketing relacionadas ao treinador se restringiram às boas-vindas desejadas por torcedores.
Essa não é a primeira vez que a equipe celeste comercializa esse espaço. Quando era comandada em campo por Adilson Batista, entre 2008 e 2010, a agremiação já havia inserido a marca do BMG no uniforme do técnico. Posteriormente, quando Cuca foi contratado para substitui-lo, o banco mineiro decidiu continuar com a cota.
A mesma estratégia havia sido adotada pelo Palmeiras ao tirar Muricy Ramalho, então tri-campeão brasileiro, do rival São Paulo. O clube acertou patrocínio com a Unimed para o uniforme do técnico, de modo que conseguisse a verba necessária para pagá-lo. Depois dele, Felipão teve essa cota triplicada, com a chegada de Banif e Parmalat.
Outras ações de marketing envolvendo Joel Santana são classificadas como possíveis pela direção do Cruzeiro, mas o departamento ainda não se aproximou suficientemente do técnico para sugerir algo. Embora o treinador seja muito conhecido no país, nenhum clube usou a imagem dele para promoções de qualquer natureza.