O segundo dia do curso de marketing esportivo promovido pela Máquina do Esporte abordou de que forma o universo digital pode ser trabalhado no esporte para se conectar com o consumidor e levá-lo para o mundo “real”.
Na primeira parte do debate, Thales Mendes, sócio da agência digital TK10, abordou as estratégias mais comuns utilizadas pelas marcas para alcançar o consumidor no esporte. O executivo lembrou o case da Gorduchinha, que foi idealizado pela agência, em que o projeto de a bola da Copa do Mundo de 2014 levar o nome numa homenagem ao locutor Osmar Santos ganhou tanto alcance que acabou se transformando num produto lançado pela Penalty.
Depois, foi a vez de Rodrigo Cocenza e Rosana Fortes, da Nike, abordarem como a marca trabalha o meio digital e a relação com o consumidor a partir do projeto Nike Running Club, em que corredores ligados ao serviço Nike+ podem ter acesso a grupos de treinamento de corrida em pontos do Rio e São Paulo.
O projeto começou como uma espécie de “brincadeira” da marca no Rio de Janeiro e ganhou um status de programa para conectar consumidores nas duas metrópoles do país. Nesta quarta-feira, o futebol é destaque no curso, com a palestra sobre marketing em clubes de futebol, de Carlos Pereira (ex-São Paulo), e depois de Vinicius Mastiguim, da Ambev, em que abordará o “Movimento por um Futebol Melhor”, projeto liderado pela empresa.