Decisão da Copa do Brasil eleva audiência da Globo no PR e RS

A Copa do Brasil 2019 chegou ao fim. Ao todo, foram 91 times correndo atrás da taça que, na noite desta quarta-feira (18) acabou nas mãos de um dono inédito. Em pleno Beira-Rio lotado, o Athletico-PR bateu o Internacional por 2 a 1 e conquistou o título.

Para a Globo, mesmo sem representantes de São Paulo e Rio de Janeiro, tradicionalmente os clubes que mais dão audiência à emissora, a audiência foi considerada boa na decisão. Em SP, foram 27 pontos com 42% de participação (um ponto acima da média geral do torneio), enquanto no RJ a audiência chegou a 29 pontos e 45% de participação (três pontos acima da média geral do torneio).

Foto: Reprodução / Twitter (@AthleticoPR)

Os destaques, no entanto, como não poderia ser diferente, ficaram por conta das duas capitais cujos times estavam envolvidos na partida. Em Curitiba, o jogo alcançou 40 pontos com 65% de participação. Foi a terceira maior audiência do futebol em 2019, atrás apenas da semifinal e da final da Copa América (ambas bateram 45 pontos). Com relação à Copa do Brasil em si, foi o recorde da competição desde a final de 2011 entre Coritiba e Vasco (46 pontos e 71% de participação).

Já em Porto Alegre, local do jogo de volta, a audiência chegou a 43 pontos com 63% de participação. O número foi o recorde da competição desde a final de 2017, entre Cruzeiro e Grêmio (46 pontos e 63% de participação).

Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 11.675 residências (ou 33.763 pessoas) na Curitiba. Em Porto Alegre e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 15.742 residências (ou 41.003 telespectadores).

Já na Grande São Paulo, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 204.050 pessoas). No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 119.283 telespectadores).

Na semana que vem, após mais de três meses, a atração do futebol de quarta-feira à noite da Globo será novamente o Brasileirão. A última vez que isso aconteceu foi em 12 de junho, dois dias antes do início da Copa América. De lá para cá, apenas Copa do Brasil e Libertadores estiveram na grade de meio de semana da Globo.

Na semana seguinte, no entanto, as atenções se voltam mais uma vez para longe do campeonato nacional, com a primeira partida do duelo entre Grêmio e Flamengo pelas semifinais da Libertadores.

Sair da versão mobile