A final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Santos motivou algumas ações nas redes sociais.
O Twitter exibiu aos jogadores do Palmeiras os melhores tuítes com imagens e vídeos enviados com a hashtag #AvantiPalestra. No jogo de ida, na Vila Belmiro, o elenco do Santos recebeu as mensagens de incentivo enviadas pelos torcedores pelo Twitter em adesivos colados no vestiário. A rede social também promove votação para escolher o melhor jogador de cada time, com links divulgados nos perfis oficiais dos times.
O Instagram, por sua vez, convidou 11 dos principais instagramers do Brasil para conhecer o Allianz Parque e fotografar e filmar o espaço em perspectivas diferentes. Os convidados visitaram o estádio na manhã de quarta-feira (dia 2), mesmo dia da final. Todo o conteúdo da visita foi compartilhado com a hashtag #empty.
Já o Palmeiras ativou suas plataformas nas redes sociais para a transmissão em tempo real da partida contra o Santos. O clube possui presença digital no Facebook, Twitter, Periscope, YouTube, Instagram e site oficial. Para a decisão da Copa do Brasil, o time também lançou sua marca no Snapchat.
Os jogadores do time usaram o Facebook Live (Mentions) para gerar conteúdo sobre a expectativa para a final. O Twitter Moments contou as últimas novidades do time durante o dia da decisão. O Periscope, aplicativo do Twitter para transmissão de vídeos, transmitiu bastidores da preparação da equipe e também a “Caça ao Tesouro”, que aconteceu nas ruas de São Paulo, na qual os torcedores buscavam um par de ingressos a partir de dicas.
Durante o jogo, 12 profissionais foram escalados para atualizar as redes sociais do clube. “Um bom trabalho nesta área é importante para aproximar os torcedores do time. Engajar e converter novos fãs gera grande potencial de comunicação apoiando ações com sócios Avanti, vendas de ingressos, posts reativos e de parceiros do clube, ampliando a geração de receita”, afirmou Victor Assis, gerente de marca do Palmeiras.