Desdém palmeirense dá à Globo sua pior audiência

A reta final de um Campeonato Brasileiro por pontos corridos costuma ter alguns jogos decisivos e alguns jogos que nada importam. Rede Globo e Bandeirantes transmitiram, no último domingo, uma partida que estava no segundo grupo. Para a emissora carioca, o resultado foi o pior já obtido no campeonato nacional deste ano.

Para o Atlético Goianiense, a disputa ainda valia um respiro no seu objetivo de se manter na Série A. Já para o Palmeiras, time da cidade onde o Ibope é medido, o encontro foi praticamente um amistoso. Com o foco na Copa Nissan Sul-Americana, o Palmeiras colocou o seu time reserva para enfrentar o Atlético, que goleou os paulistas por 3 a 0.

Sem suas estrelas e sem nenhum interesse na partida, o time do Palestra Itália não chamou a atenção da audiência paulista. A rede Globo conseguiu apenas 14 pontos de média. Até então, o número mais baixo atingido durante o Campeonato Brasileiro era de 15 pontos, no duelo entre Internacional e Santos, há quinze dias.

A Bandeirantes, por outro lado, não teve um resultado tão abaixo de sua média. A emissora paulista conseguiu cinco pontos de média, número maior do que o apresentado por Inter e Santos, por exemplo, com quatro pontos.

Na próxima rodada, as emissoras poderão suspirar mais aliviadas. O jogo transmitido será entre Corinthians e Vitória. O time paulista precisa vencer para permanecer dependendo apenas de si para ser campeão, enquanto o time baiano, que joga em seu estádio, ainda luta para permanecer na Série A. Faltam apenas três rodadas para terminar o campeonato.

Vôlei e Fórmula 1

Além do Campeonato Brasileiro, outras duas grandes atrações esportivas foram exibidas para o público brasileiro em canal aberto. Em ambos os casos, tratava-se de uma final.

No caso da Fórmula 1, a corrida em Abu Dhabi foi a última do Campeonato Mundial. A vitória de Sebastian Vettel rendeu 17 pontos de média para a Globo, recorde obtido com a categoria neste ano. Sem nenhum brasileiro, o número ficou abaixo dos recordes de 2008 e 2009, de 33 e 26 pontos de média respectivamente.

Já no vôlei, a seleção brasileira feminina foi derrotada pela Rússia e amargou o vice-campeonato Mundial. Ainda assim, a pontuação da rede Globo foi também a mais alta com o torneio, marcando 14 pontos de média. A Band, no entanto, ficou apenas com dois pontos.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Sair da versão mobile